SINS/RS - O SINDICATO DOS PROFISSIONAIS INSTRUTORES DE TRÂNSITO (AUTO - ESCOLA)

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O Eterno Aprendiz


Karl Benz, o grande criador dos veículos Mercedes, achava que a produção de automóveis nunca seria um bom negócio. Ele acreditava que em todo mundo no máximo um milhão de pessoas teriam as habilidades para conduzi-Ios. Se seus carros são hoje magníficas obras de engenharia e segurança, o que ele afirmou foi um erro quase absoluto. Poucas atividades humanas permitem que pessoas tão diferentes a exerçam como o ato de dirigir. Pessoas de ambos os sexos, de quase todas as idades, podem dirigir. Características como estatura, nível educacional, credo religioso, têm também pouca importância.

Porém, como toda atividade humana, para bem exercê-Ia é preciso um aprendizado. Nos países com maior tradição no assunto há uma formação rigorosa para dirigir. Essa formação deve ter etapas que são como degraus a serem galgados. Para bem aprender é preciso um bom projeto pedagógico que contemple duas etapas: uma teórica e outra prática.

No aprendizado teórico o aluno deve aprender noções de direção defensiva, relação com outros usuários, os riscos do trânsito, problemas da velocidade incompatível, problemas de intoxicação alcoólica ou medicamentosa, efeitos nocivos do uso de automóveis para meio ambiente, entre outros aspectos.

A etapa do aprendizado prático é importantíssima. Ela deve ser dividida em cinco fases.

Na Primeira fase o aluno coloca em prática os conceitos de segurança com relação ás portas, retrovisores,visibilidade, uso do cinto.Começa a manejar o veículo, a aprender as primeiras técnicas ao volante ,ligar e desligar, acelerar ou manter a velocidade, frear.

Na Segunda fase ele participa do trânsito. Nesta fase, o instrutor tem um papel importantíssimo no reconhecimento das habilidades e limitações do aluno.

Na Terceira fase o aluno vai aprender a fazer ultrapassagens, dirigir em rodovias. As técnicas devem ser simuladas várias vezes até se possa realiza-Ias na prática sem correr riscos desnecessários. O aluno ainda deve aprender como se comportar em caso de pane ou acidente.

Na Quarta fase aprende a dirigir em condições adversas, fazer manobras um pouco mais complicadas, realizar testes práticos de frenagem, aceleração, curvas mais fechadas descidas ou subidas íngremes. O aluno deve ser levado a situações complicadas que ele encontrará no trânsito. Óbvio, sem que haja riscos.

Na Quinta fase do aprendizado é igualmente importante . Trata-se do comportamento no trânsito. ensinasse a controlar reações de raiva, conflitos e desatenção, além das relações com os outros usuários:pedestres, ciclistas e outros motoristas.

Finalmente, o instrutor de trânsito deve preparar seu aluno para continuar aprendendo.

Essas coisas de só passar no exame, tirar a carteira de habilitação e pensar que é um "sabe-tudo", não existe.

Temos a certeza que desde a invenção do automóvel, ainda estamos aprendendo.

Aliás, temos a nítida clareza de que cada vez aprendemos mais sobre como dirigir melhor.

Infelizmente, reconhecemos que ainda erramos muito no trânsito, mas estamos melhorando através do aprendizado diário.

Assinado: O eterno aprendiz


Consultas mais utilizadas

Veículos - CNH - Infrações